Dúvidas Frequentes
Geralmente as sessões duram em torno de 50 a 60 minutos. Trabalhamos com a média de 50 minutos.
As consultas acontecem uma vez na semana, em alguns casos mais graves ou específicos podem ser realizados duas vezes na semana, não sendo recomendado uma vez por mês.
É devido a isso que na terapia com crianças a brincadeira é muito utilizada. É um excelente recurso, mas que pode ocasionar em alguns pais certas dúvidas, questionando o resultado e veracidade do tratamento por verem seus filhos apenas brincando e se perguntam se “essas brincadeiras” não poderiam ser feitas em suas próprias casas com os colegas de seus filhos.
A criança não só pode como deve brincar em casa, com os amigos, vizinhos e família.A diferença é que na terapia a brincadeira tem uma finalidade para a criança, que é a de comunicar aquilo que ela não diz com palavras.
O terapeuta observa a maneira como a criança expressa suas emoções e como lida com elas, com situações cotidianas, como reage às frustrações, perdas, expectativas e, através disso, faz a sua intervenção buscando fortalecer os aspectos positivos da criança, desenvolvendo mecanismos que a ajudem a enfrentar suas dificuldades.
A primeira sessão é exclusiva para os pais, cuidadores e outros familiares, sendo assim a criança e ou adolescentes não vão nela.
O motivo é que nesta primeira sessão o psicólogo irá fazer uma entrevista para entender porque esta família está buscando ajuda naquele momento e também os pais ou aqueles que tem o poder familiar (guarda) assinam uma autorização para que os filhos possam dar inicio ao tratamento psicológico.