Dúvidas Frequentes
A avaliação é indicada quando há dúvidas sobre o desenvolvimento, aprendizagem, comportamento ou atenção da criança ou adolescente. Também é recomendada quando há suspeita de condições como TDAH, dislexia, autismo ou dificuldades emocionais que interferem no dia a dia escolar e familiar.
O processo acontece em várias etapas: entrevista inicial com os pais, sessões individuais com a criança ou adolescente (com testes e atividades lúdicas), contato com a escola para compreender o desempenho e o comportamento no ambiente escolar, análise dos resultados e devolutiva com orientações detalhadas. Tudo é feito de forma acolhedora, respeitando o ritmo e a singularidade de cada um.
Ao final, os responsáveis recebem um laudo completo e humanizado, com resultados, interpretações e orientações práticas para a escola, casa e acompanhamento terapêutico. A devolutiva acontece em um encontro de aproximadamente duas horas, no qual o profissional explica detalhadamente todos os achados da avaliação, esclarece dúvidas e apresenta recomendações personalizadas. O objetivo é oferecer clareza, acolhimento e direcionamento, ajudando a família a compreender o funcionamento cognitivo e emocional da criança de forma leve e significativa.
A psicoterapia é indicada quando a criança ou o adolescente apresenta mudanças emocionais, comportamentais ou sociais que afetam seu bem-estar e suas relações. Isso pode incluir tristeza persistente, ansiedade, irritabilidade, dificuldade de concentração, conflitos familiares ou escolares, entre outros sinais. Também é um espaço importante de autoconhecimento e fortalecimento emocional, mesmo quando não há um problema aparente ajudando a criança a compreender e expressar o que sente, crescendo de forma mais equilibrada e confiante.
Geralmente as sessões duram em torno de 50 a 60 minutos. Trabalhamos com a média de 50 minutos.
As consultas acontecem uma vez na semana, em alguns casos mais graves ou específicos podem ser realizados duas vezes na semana, não sendo recomendado uma vez por mês.
O brincar é uma parte essencial da psicoterapia infantil, mas não é “apenas brincar”. Através do lúdico com jogos, histórias, desenhos e brinquedos a criança expressa emoções, conflitos e pensamentos que muitas vezes não consegue colocar em palavras. Cada escolha, gesto ou fala durante a brincadeira é observada e compreendida pelo psicólogo, que utiliza esse momento para ajudar a criança a se conhecer, lidar com sentimentos e desenvolver novas formas de agir e se relacionar. Ou seja, o brincar é o meio pelo qual o cuidar acontece.
A primeira sessão é exclusiva para os pais, cuidadores e outros familiares, sendo assim a criança e ou adolescentes não vão nela.
O motivo é que nesta primeira sessão o psicólogo irá fazer uma entrevista para entender porque esta família está buscando ajuda naquele momento e também os pais ou aqueles que tem o poder familiar (guarda) assinam uma autorização para que os filhos possam dar inicio ao tratamento psicológico.
A psicopedagogia é indicada quando a criança ou adolescente apresenta dificuldades persistentes de aprendizagem, como leitura, escrita, interpretação de texto ou raciocínio matemático. Também é recomendada quando há falta de concentração, desmotivação escolar ou quando o desempenho não acompanha o potencial cognitivo.
O processo começa com uma entrevista inicial com os pais, seguida de sessões de avaliação para compreender como o aluno aprende e quais são suas principais dificuldades. A partir disso, o psicopedagogo cria um plano de intervenção personalizado, com atividades lúdicas e estratégias específicas para estimular atenção, memória, linguagem e raciocínio. Todo o trabalho é feito em parceria com a família e a escola, tornando a aprendizagem mais leve, prazerosa e significativa.
Enquanto o reforço escolar busca revisar conteúdos e melhorar notas, a psicopedagogia investiga as causas das dificuldades de aprendizagem, compreendendo como cada criança pensa, aprende e se organiza cognitivamente. O foco não está apenas no conteúdo, mas em como o aluno aprende, ajudando-o a desenvolver autonomia, autoconfiança e estratégias para aprender de forma mais eficaz e prazerosa.
